Coordenador : Silmara LÍdia Marton
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392007.2206.72474.11052023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Alunos dos cursos de graduação do IEAR-UFF, professores da educação básica do município de Angra dos Reis e público em geral da comunidade local.
Objetivo
- Promover reflexões acerca das afetividades e relações destas com a construção de realidades; - Estimular o pensamento crítico, percepção de mundo e autoconhecimento; - Organizar mostras, cuja curadoria será realizada pelos participantes; - Promover o conhecimento de técnicas artísticas, associadas aos conceitos da temática proposta; - Incentivar os participantes a darem forma criativa aos sentires e narrativas; - Possibilitar experiências perceptivas de si, do outro e da realidade de cada grupo; - Ampliar repertório artístico, filosófico e educativo; e, - Reconhecer a interconexão entre as áreas do conhecimento.
Resumo
Nossa intenção com esse curso é cartografar o cenário contemporâneo a partir de reflexões e construções artísticas. Temos por objeto de estudo o amor nos tempos da cólera, parafraseando o título da literatura de García Marquéz. Se o livro conta da epidemia do cólera, aqui nos referimos também a uma epidemia, mas da cólera, que se alastra e é perceptível a partir de consequências sentidas nos corpos e nas almas das pessoas, resultando, entre outras coisas, em questões de saúde mental e diagnósticos de patologias psicossomáticas. Acreditando na potência da Arte e da Educação como promotoras de pensamento crítico, transformação social e salutogênese, amparado por teóricos referenciados na bibliografia e práticas artísticas, este curso tem por propósito a promoção de ações amorosas, no sentido freireano (FREIRE, 1996). Uma garimpagem que tem por intuito dar forma não à amorosidade banalizada, corrente em nossos dias, mas sim à consciência amorosa que é parte do processo de humanização, empatia e alteridade.